quinta-feira, 30 de abril de 2015

Pokémon no videogame: Aula 3 - Estatísticas


Se você joga Pokémon há algum tempo, já deve ter percebido que alguns monstrinhos são mais rápidos que outros; que alguns têm mais resistência a ataques físicos; e que alguns atacam mais forte com golpes especiais. Hoje vamos falar sobre as estatísticas - ou, como são popularmente chamados, os stats - dos Pokémon.

Stats são os valores que determinam o quão bom um Pokémon é em um determinado aspecto. Na série principal, eles são seis: HP, Attack, Defense, Special Attack, Special Defense e Speed.

HP: Abreviação de Hit Points, são como a "vida" do Pokémon. Quando a HP de um Pokémon é reduzida a zero, ele desmaia e não pode mais batalhar. Se todos os Pokémon de um treinador desmaiarem durante uma batalha, ele a perde.
Attack (Ataque): É o que define a força com que um Pokémon usa ataques físicos. Já vimos a separação entre ataques físicos e especiais no último post. Quanto mais alto for este stat, mais fortes serão os ataques físicos do Pokémon.
Defense (Defesa): É a capacidade de um Pokémon de resistir a ataques físicos. Quanto maior este stat, menos HP o Pokémon perde ao ser atingido por um ataque físico.
Special Attack (Ataque Especial): Assim como o Ataque define a força de um Pokémon para usar ataques físicos, o Ataque Especial faz o mesmo para ataques especiais.
Special Defense (Defesa Especial): Como vocês já devem ter adivinhado, este stat define a capacidade de um Pokémon de resistir a ataques especiais.
Speed (Velocidade): É o stat que define a ordem em que os Pokémon atacam numa rodada. Aqueles com maior Velocidade, em condições normais, atacam primeiro.


Determinando os stats

Os stats de um Pokémon são determinados por vários fatores. Dificilmente dois Pokémon, ainda que sejam da mesma espécie, terão exatamente os mesmos stats. O que define os stats de um Pokémon é o seguinte:


Base stats
Estes são o principal fator na definição dos stats de um Pokémon. São eles que podem nos dizer, logo de cara, se um Pokémon será melhor usado como atacante físico ou especial, por exemplo. Base stats são sempre os mesmos para todos os Pokémon de uma mesma espécie, e não podem ser mudados. Pokémon lendários costumam ter base stats maiores do que os não-lendários. A soma dos base stats de um Pokémon é chamada de base stat total (BST).

Ao evoluir, os base stats de um Pokémon aumentam (com algumas exceções, como a Velocidade do Magneton e as Defesas do Porygon2, que são mais altas do que as de suas respectivas evoluções). Pokémon com evoluções ramificadas geralmente possuem os mesmos base stats, mas em ordem diferente. Mega Evoluções possuem um BST 100 pontos mais alto do que suas formas básicas.

Gallade e Gardevoir são um exemplo de evolução ramificada: ambos evoluem do mesmo Pokémon. Note que seus base stats são exatamente os mesmos, invertendo somente Ataque e Ataque Especial.

Nível
Pokémon nascem no nível 1 e podem subir até o nível 100. Sempre que um Pokémon sobe um nível, seus stats aumentam um pouco. Esse aumento é calculado de acordo com os base stats; portanto pode ser que um stat especificamente baixo não aumente em todos os níveis.


Nature (Personalidade)
Natures são uma mecânica introduzida na terceira geração. Um Pokémon pode ter uma entre 25 possíveis natures; cada uma delas aumenta 10% de um determinado stat e diminui 10% de outro. Cinco dessas 25 são neutras: elas aumentam e diminuem o mesmo stat, de forma que essa diferença é anulada.

A seguir está uma lista das natures com seus respectivos aumentos e diminuições de stats. Vale lembrar que o stat HP não é influenciado por natures.

Legenda oculta só pra imagem não girar

A Nature de um Pokémon é definida aleatoriamente no momento em que ele é encontrado, e não pode ser mudada. É possível, porém, garantir que um determinado Pokémon já venha com uma nature específica. Falaremos disso futuramente.


Individual Values (Valores Individuais)
Abreviados como IVs, São valores que podem variar entre 0 e 31 em cada stat. Para cada valor a mais, aquele Pokémon ganhará um ponto a mais no stat correspondente. Por exemplo: temos dois Pikachu, com a mesma nature e ambos no nível 100. 
O primeiro tem IV 28 em Ataque Especial, enquanto o segundo tem IV 13 no mesmo stat. Isso significa que o primeiro tem um Ataque Especial 15 pontos mais alto do que o segundo.
Esse mesmo Pikachu (o segundo) possui IV 31 em Velocidade, enquanto o outro possui IV zero. Isso significa que o segundo Pikachu tem uma Velocidade 31 pontos mais alta do que o primeiro.

Assim como natures, IVs são gerados aleatoriamente, e não podem ser mudados. Ao contrário das natures, porém, eles não são mostrados explicitamente em nenhuma tela do jogo. Para saber quais são os IVs do seu Pokémon, existem duas maneiras:

1. Perguntando ao Juiz. O Juiz é um NPC presente em todos os jogos desde Pokémon Emerald, geralmente localizado na Battle Frontier ou lugar equivalente. Ao conversar com ele, ele lhe dará uma ideia geral dos IVs do seu Pokémon.

Primeiramente, ele lhe dirá o potencial médio do seu Pokémon. Para isso, ele irá somar todos os IVs e depois, baseado no total, usará um dos seguintes termos:

"decent" - caso o total seja entre 0 e 90
"above average" - caso o total seja entre 91 e 120
"relatively superior" - caso o total seja entre 121 e 150
"outstanding" - caso o total seja entre 151 e 186

Depois disso, ele vai citar qual o IV mais alto do seu Pokémon, e também lhe dará uma ideia de quão alto ele é. Caso haja dois ou mais IVs igualmente altos, ele listará todos.

"rather decent" - caso o IV mais alto esteja entre 0 e 15
"good" - caso o IV mais alto esteja entre 16 e 25
"fantastic" - caso o IV mais alto esteja entre 26 e 30
"can't be better" - caso o IV mais alto seja 31

Na sexta geração apenas, caso o Pokémon tenha algum IV zero, o Juiz o mencionará após falar qual o mais alto.

2. Calculando manualmente.

Para isso, é necessário saber os base stats do Pokémon, a nature, o nível e os EVs (sobre os quais falaremos a seguir). Existem diversas calculadoras de IVs disponíveis em sites especializados. A do Serebii.net é a que eu mais uso. Você pode clicar aqui para ser direcionado a ela, ou aqui caso esteja usando um jogo anterior à sexta geração.


Effort Values (Valores de Esforço)

É possível que você já tenha reparado nisso: você está na Victory Road, a caminho da Elite dos Quatro, e captura um Pokémon no nível 45. Mas por alguma razão, ele parece ser mais fraco do que aqueles que já estão no seu time desde o nível 15, que foram treinados com dedicação e esforço até chegarem a esse mesmo nível. Por que isso acontece? É por causa dos Effort Values.

Effort Values, ou EVs, são valores que permitem ao jogador personalizar os stats dos seus Pokémon. Também são chamados de Effort Points (EPs). Com eles, é possível decidir se um Pokémon será treinado com mais foco em ataque, defesa, velocidade, ou mesmo uma combinação dos três. O ato de treinar um Pokémon com o objetivo de lhe aplicar EVs é chamado de EV training. Também se pode usar o verbo "effortar"; assim, diz-se de um Pokémon que teve sua Velocidade maximizada através de EVs, por exemplo, que ele foi "effortado" em Velocidade.

Como isso funciona: para cada 4 EVs ganhos num mesmo stat, esse stat aumenta um ponto. Parece confuso? Pois vamos pegar novamente o exemplo daqueles Pikachus.
Suponhamos que o primeiro Pikachu tenha ganho 64 EVs em Ataque, e o segundo tenha ganho apenas 10. Ignorando natures e IVs, isso significa que o primeiro terá 16 pontos a mais em Ataque (comparado a um Pikachu sem nenhum EV), enquanto o segundo terá apenas 2 pontos a mais.
Agora, se o primeiro Pikachu tem 81 EVs em Defesa, e o segundo tem 216. Isso significa que o primeiro tem uma Defesa 20 pontos mais alta (comparado a um Pikachu sem nenhum EV), enquanto a do segundo é 54 pontos mais alta.
Resumidamente, se um Pokémon tiver 4 EVs num determinado stat, esse stat será 1 ponto mais alto do que se ele não tivesse nenhum EV. Se ele tiver 8 EVs, o stat será 2 pontos mais alto. Se tiver 12 EVs, será 3 pontos mais alto, e assim por diante. Se tiver 15 EVs, ainda será apenas 3 pontos mais alto, porque os pontos só aumentam de 4 em 4 EVs. 

É importante saber controlar os EVs para tirar o maior proveito do potencial de um Pokémon. Como existe um limite de EVs que podem ser aplicados (510 em cada Pokémon; 252 em cada stat), é impossível maximizar todos os stats. Por isso deve-se planejar bem como eles serão distribuidos. Não faz sentido, por exemplo, investir EVs de Ataque Especial num Pokémon que só usará ataques físicos.

Existem quatro maneiras de se aumentar os EVs de um Pokémon: batalhando, alimentando-o com vitaminas, usando wings e participando do Super Training.

Aumentando EVs através de batalhas
Sempre que um Pokémon seu derrota outro Pokémon em batalha, ele ganha EVs. A quantidade destes e de qual stat eles são dependem da espécie do Pokémon derrotado; por exemplo, Pidgey dá 1 EV de Velocidade, Victreebell dá 3 EVs de Ataque, e Dusclops dá 1 EV de Defesa e 1 de Defesa Especial. Para uma lista completa de EVs ganhos por Pokémon, clique aqui.

Aumentando EVs com vitaminas e wings
As vitaminas são itens que aumentam 10 EVs em um determinado stat. São elas:

HP Up (aumenta HP)
Protein (aumenta Ataque)
Iron (aumenta Defesa)
Calcium (aumenta Ataque Especial)
Zinc (aumenta Defesa Especial)
Carbos (aumenta Speed)

Um Pokémon só pode ser alimentado com vitaminas até atingir 100 EVs no stat correspondente (ou completar o máximo de 510 EVs totais).
Também são classificados como vitaminas os itens Rare Candy (que aumenta em 1 o nível do Pokémon), PP Up e PP Max (que aumentam a quantidade máxima de PP de um ataque).

Wings são itens introduzidos na quinta geração e que aumentam 1 EV em um determinado stat. São eles:

Health Wing (aumenta HP)
Muscle Wing (aumenta Ataque)
Resist Wing (aumenta Defesa)
Genius Wing (aumenta Ataque Especial)
Clever Wing (aumenta Defesa Especial)
Swift Wing (aumenta Velocidade)

Ao contrário das vitaminas, não existe um limite de quantas wings podem ser usadas num Pokémon. Também existe um sétimo tipo, a Pretty Wing, mas ela não faz absolutamente nada quando usada.

Aumentando os EVs com Super Training
Super Training é uma função introduzida em Pokémon X e Y que permite controlar com maior precisão os EVs de um Pokémon. Pela primeira vez num jogo da série principal, os EVs podem ser vistos - tanto numericamente quanto graficamente.

No Super Training existem duas formas diferentes para aumentar os EVs: Super Training Regimens e Core Training.

Super Training Regimen: é um minigame onde o jogador precisa acertar bolas de futebol nos alvos. Ao ser completado, o Pokémon ganhará EVs no stat correspondente, de acordo com o nível de dificuldade: 4 EVs no nível 1, 8 EVs no nível 2 e 12 EVs no nível 3.

Core Training é o treinamento feito na tela principal do Super Training, usando sacos de pancada. Como nos Regimens, existem três níveis, indicados pelo tamanho dos sacos: o pequeno (S) dá 1 EV no stat correspondente; o médio (M) dá 4 EVs; e o grande (L) dá 12 EVs. Um Pokémon deixado no Core Training vai bater sozinho no saco de pancada, eventualmente arrebentando-o e concluindo o treinamento. O jogador, porém, pode dar uma "mãozinha" ao Pokémon, tocando repetidamente a tela tátil do 3DS.
Na tela do Core Training também há um gráfico chamado Effort-O-Meter (algo como "esforçômetro", ou "effortômetro"), que pode ser visto abaixo. No centro dele, em verde-escuro, são mostrados os base stats do Pokémon em questão (note-se a diferença entre o Mewtwo e o Pikachu); ao redor dessa parte, em cor mais clara, são os EVs que o Pokémon ganhou em cada stat; e a barra no lado direito indica a quantidade de EVs total, em todos os stats.


Diminuindo EVs
Algumas vezes, é possível que o treinador queira retirar EVs de um stat para colocá-los em outro. Isso pode acontecer como consequência de um erro de cálculo no EV training, mas é praticamente inevitável durante a primeira jornada pelo jogo, já que não temos como escolher quais Pokémon enfrentar e estamos mais preocupados em vencer a Elite dos Quatro e nos tornarmos campeões do que em jogar competitivamente com outros treinadores.
Seja qual for o motivo, existem duas formas de se reduzir os EVs de um Pokémon:

Reset Bag: é um saco de pancadas que pode ser ganho deixando um Pokémon no Super Training. É raro de se encontrar, e quando usado, ele reduz todos os EVs do Pokémon a zero, permitindo ao jogador retreiná-lo da maneira que bem entender.
Frutas de redução de EV: algumas frutas (berries) podem reduzir os EVs do Pokémon, ao mesmo tempo em que aumentam sua Amizade (friendship). São elas: Pomeg Berry (HP), Kelpsy Berry (Ataque), Qualot Berry (Defesa), Hondew Berry (Ataque Especial), Grepa Berry (Defesa Especial) e Tamato Berry (Velocidade). Cada uma reduz 10 EVs do Pokémon em seu respectivo stat.


Durante a batalha

Com exceção de HP, é possível aumentar ou reduzir stats temporariamente durante uma batalha. No cenário competitivo, essa é uma estratégia amplamente utilizada, tanto ofensiva quanto defensivamente.
Modificadores de stats em batalha funcionam numa escala de estágios, e cada stat pode ser aumentado ou diminuído em até 6 estágios. O cálculo é feito multiplicando-se o stat de acordo com o estágio, conforme a tabela abaixo:

Estágio

Multiplicador
-6

2/8
-5

2/7
-4

2/6
-3

2/5
-2

2/4
-1

2/3
0

2/2
+1

3/2
+2

4/2
+3

5/2
+4

6/2
+5

7/2
+6

8/2

Assim, se um Pokémon utilizar Swords Dance (um movimento que aumenta o Ataque em 2 estágios), ele ficará com 4/2, ou o dobro, de seu Ataque normal. Se ele utilizar Overheat (um movimento que causa dano e diminui o Ataque Especial em 2 estágios), ele ficará com apenas 2/4, ou metade, de seu Ataque Especial normal. Todas essas mudanças são cumulativas, ou seja, se esse mesmo Pokémon usar Overheat novamente, seu Ataque Especial cairá do estágio -2 para o estágio -4, tornando-se pouco mais de 30% do que era no início da batalha. Da mesma forma, se ele usar Swords Dance duas vezes (aumentando o Ataque até o estágio 4) e depois usar Superpower (um movimento que causa dano e diminui o Ataque e a Defesa em 1 estágio cada), ele ficará com +3 de Ataque e -1 de Defesa.

Evasiveness e Accuracy
Estes dois stats só podem ser visualizados, de certa forma, durante a batalha. 
A Evasão (Evasiveness) determina a chance de um Pokémon desviar de um ataque. No início de uma batalha, o valor desse stat é sempre de 100%; caso seja diminuído (usando-se, por exemplo, o ataque Sweet Scent), ficará mais fácil para o oponente acertar o Pokémon. Ao se aumentar esse stat, por outro lado (utilizando algo como Double Team), o Pokémon terá mais chances de desviar do inimigo.
A Precisão (Accuracy) faz o contrário: ela é a chance do Pokémon conseguir acertar um ataque no oponente. Já vimos, no último post, que alguns ataques possuem uma precisão maior que outros; aumentando a Precisão do Pokémon (por exemplo, com o movimento Hone Claws), esses ataques terão mais chance de acertar. Diminuindo-a (por exemplo, com SmokeScreen), ficará mais difícil para qualquer ataque atingir o alvo.
Como os outros stats, Evasão e Precisão podem ser aumentados ou diminuídos em até 6 estágios, porém o cálculo é ligeiramente diferente: em vez de meios, são utilizados terços. Como se trata de uma estratégia pouco utilizada competitivamente, não vamos entrar em detalhes matemáticos aqui.
Note-se que todas essas modificações são apenas temporárias e só se aplicam enquanto o Pokémon está em campo. Ao trocar de Pokémon ou encerrar a batalha, todos esses stats voltam ao normal.



Conclusão

De início, alguns podem se sentir intimidados vendo tantos números e fórmulas e porcentagens e frações (e você pensava que nunca mais usaria isso depois de acabar o colégio!). Mas eu garanto que, com o tempo, isso se torna não normal quanto respirar.
Stats são, juntamente com os ataques, o ponto mais importante de Pokémon no videogame. Por isso, é imprescindível ter ao menos uma noção mínima sobre EVs, IVs, natures e tudo mais, caso você queira ter sucesso no cenário competitivo. Muitos treinadores iniciantes tendem a desdenhar desses aspectos, dizendo que tiram a graça do jogo. Mas eu posso garantir: todo o esforço (trocadilho não intencional) vale a pena. Voltaremos a falar sobre stats no futuro, quando vocês verão algumas dicas para acelerar o processo de effortar seus Pokémon; mas por enquanto, voltaremos a um aspecto que é comum aos videogames e ao TCG: Abilities e Items. Este será o assunto do nosso próximo post, portanto fiquem ligados!


Notas
- Como vocês viram, base stats não podem ser alterados. Então, dentro do jogo, quando se referem a "base" stats (base Attack, base HP, etc), na verdade estão se referindo aos EVs.
- As frutas citadas só servem para reduzir EVs a partir de Pokémon Emerald. Elas não têm essa função em Pokémon Ruby, Sapphire, FireRed ou LeafGreen.
- Na quarta geração apenas, caso o stat já tenha mais de 100 EVs, a fruta vai reduzi-los a 100. Se ele tiver menos, o efeito será normal: reduzirá em 10 EVs.
- Até a quarta geração, os stats eram calculados sempre que o Pokémon subia de nível. Por isso, era possível, utilizando métodos de redução de EVs, fazer com que um Pokémon tivesse stats menores ao subir de nível. Também por causa disso, era impossível a um Pokémon no nível 100 ganhar EVs e mudar seus stats. A partir da quinta geração, porém, os stats passaram a ser recalculados após cada batalha; com isso, agora é possível modificar os EVs de um Pokémon mesmo no nível 100.
- Para explicações mais detalhadas e o funcionamento de stats em spin-offs e nas primeiras gerações, visite este site: http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Stats

Nenhum comentário:

Postar um comentário