sexta-feira, 19 de junho de 2015

Pokémon no videogame, Aula 10: Cruzamento de Pokémon

Cruzamento de Pokémon, também chamado de Criação de Pokémon (em inglês: Pokémon Breeding) é uma mecânica introduzida na segunda geração que permite ao jogador obter um novo Pokémon através da produção de ovos. Vários Pokémon, especialmente bebês, não são encontrados normalmente e só podem ser obtidos através deste método (ou através de troca), tornando-o uma grande ajuda para aqueles que buscam completar a Pokédex. Para que dois Pokémon possam cruzar (ou, como dizem alguns, breedar), eles precisam ser deixados no Pokémon Day Care.


Pokémon Day Care
O Pokémon Day Care, ou Creche Pokémon, é um serviço disponível em todos os jogos da série principal, onde o jogador pode deixar um ou dois Pokémon para serem cuidados. Enquanto estiver no Day Care, um Pokémon ganha 1 ponto de experiência para cada passo que o personagem anda no jogo. Com isso, ele pode subir de nível e aprender novos ataques (mas não irá evoluir nem ganhar EVs).
Estas são as localizações de todos os Day Care da série principal:
  • Em Kanto: Rota 5, ao sul de Cerulean City (apenas na primeira e terceira geração); Four Island, no arquipélago Sevii Islands (apenas na terceira geração)
  • Em Johto: Rota 34, ao sul de Goldenrod City
  • Em Hoenn: Rota 117, entre Mauville City e Vendanturf Town; e no Battle Resort (apenas em OmegaRuby e AlphaSapphire)
  • Em Sinnoh: Solaceon Town
  • Em Unova: Rota 3, a leste de Nacrene City
  • Em Kalos: Rota 7, a oeste de Camphrier Town
Com exceção do Day Care na Rota 5 de Kanto, onde só é possível deixar um Pokémon por vez, todos os outros permitem deixar até dois (note-se que em Pokémon Black e White, inicialmente só é permitido deixar um Pokémon por vez; dois Pokémon são permitidos depois que o jogador adquire a Bicicleta em Nimbasa City). Ao deixar dois Pokémon no Day Care, eles podem cruzar e produzir um ovo, caso cumpram as condições necessárias:
  1. Serem de sexos opostos
  2. Compartilharem ao menos um egg group
Pokémon sem sexo, como Magneton, Staryu e Solrock, ainda podem produzir ovos se forem deixados no Day Care com um Ditto; de fato, Ditto pode cruzar com qualquer Pokémon capaz de produzir ovos.
Note-se que os Pokémon não precisam ser necessariamente da mesma espécie, ou mesmo da mesma família evolutiva, mas apenas pertencerem ao mesmo egg group.

Egg Groups
Egg Groups são categorias que determinam quais Pokémon são capazes de produzir ovos entre si. De maneira similar aos tipos, um Pokémon pode pertencer a um ou dois egg groups.
Egg groups são definidos, em grande parte, de acordo com as características físicas e biológicas dos Pokémon. Com exceção de Pokémon bebês, Nidorina, Nidoqueen e Shedinja, egg groups permanecem os mesmos quando um Pokémon evolui.
Existem 15 egg groups descobertos até o momento. Embora vários deles tenham o mesmo nome de tipos, eles são, em sua maior parte, independentes. Por exemplo, nem todos os Pokémon tipo Inseto pertencem ao grupo Inseto, e nem todos os Pokémon que pertencem ao grupo Inseto são do tipo Inseto.
Estes são os egg groups que existem (clique no nome para ir para a lista de Pokémon de cada grupo):
  • Monstro (Monster Group): formado em sua maioria por Pokémon de aparência reptiliana, lembrando um pouco dinossauros, mas também existem mamíferos. Vários também possuem cauda, além de garras. Exemplos: Larvitar, Khangaskan, Snorlax, Chikorita.
  • Água 1 (Water 1 Group): a maioria dos Pokémon neste grupo é baseada em criaturas anfíbias, especialmente tipos Água capazes de se mover livremente em terra firme. Também existem uns poucos membros de outros tipos. Exemplos: Poliwag, Squirtle, Clamperl, Inkay.
  • Água 2 (Water 2 Group): os Pokémon neste grupo possuem aparência de peixes, com alguns poucos cefalópodes. Quase todos são tipos Água. Exemplos: Goldeen, Lanturn, Remoraid, Wailmer.
  • Água 3 (Water 3 Group): neste grupo, a maioria de seus membros lembra animais invertebrados. Grande parte dele é formado por Pokémon fósseis. Exemplos: Tentacool, Shellder, Anorith, Archen.
  • Inseto (Bug Group): este grupo é quase exclusivo dos Pokémon tipo Inseto, mas outros Pokémon com aparência similar também são incluídos aqui. Exemplos: Scyther, Pinsir, Trapinch, Gligar.
  • Voador (Flying Group): todos os Pokémon neste grupo são do tipo Voador, sendo que a maioria deles é baseada em pássaros. Também inclui algumas poucas espécies baseadas em outras criaturas. Exemplos: Hootoot, Zubat, Doduo, Aerodactyl.
  • Campo (Field Group, anteriormente chamado Ground): este é o mais numeroso dos egg groups, formado em sua maioria por Pokémon terrestres e baseados em mamíferos (embora tenha alguns tipos Água, como Wailmer, e vários não-mamíferos, como Ekans e Delibird). Exemplos: Meowth, Swinub, Torchic, Excadrill.
  • Fada (Fairy Group): a maioria dos Pokémon neste grupo são considerados "fofinhos", sendo geralmente menores do que outros Pokémon. Em termos de formato do corpo, vários deles podem ser descritos como cabeças com braços e pernas. É interessante notar que este grupo é anterior ao tipo Fada, e que a maioria dos Pokémon que se tornaram tipos Fada na sexta geração pertenciam a este grupo. Exemplos: Pikachu, Marill, Chansey, Swirlix.
  • Grama (Grass Group): este grupo inclui a maioria dos Pokémon tipo Grama. Além de plantas, também possui membros baseados em fungos. Todos os membros deste grupo são, ao menos parcialmente, tipos Grama. Exemplos: Tangela, Foongus, Seedot, Phantump.
  • Humanoide (Human-Like Group, anteriormente chamado Humanshape): como o nome indica, a maioria dos Pokémon deste grupo possui aparência similar aos humanos, sendo totalmente bípedes e com braços e mãos capazes de manipular objetos. Exemplos: Electabuzz, Mr. Mime, Infernape, Lucario.
  • Mineral (Mineral Group): este grupo reúne os Pokémon feitos de materiais inorgânicos, tendo aparência pedregosa, metálica ou cristalina, como vidro. Também estão nele os Pokémon que parecem ou que foram criados pelo homem. Metade deles não possui sexo, podendo cruzar apenas com Ditto. Exemplos: Onix, Metagross, Porygon, Garbodor.
  • Amorfo (Amorphous Group, anteriormente chamado Indeterminate): os Pokémon neste grupo, em sua maioria, não têm forma definida. Vários deles são baseados em coisas como gases, lodo e objetos inanimados. Um bom número deles são tipo Fantasma, e vários podem flutuar no ar. Exemplos: Weezing, Drifloon, Reuniclus, Gastrodon.
  • Dragão (Dragon Group): este grupo reúne os Pokémon que tem aparência de répteis, como serpentes, lagartos e - claro - dragões. Vários deles também são do tipo Dragão. Exemplos: Deino, Charizard, Gyarados, Helioptile.
  • Ditto (Ditto Group): como o nome indica, o único Pokémon neste grupo é Ditto. Ele é capaz de cruzar com qualquer Pokémon de qualquer outro grupo (exceto o grupo Não-Descoberto e o próprio grupo Ditto), independente de sexo.
  • Não-Descoberto (Undiscovered Group, anteriormente chamado de No Eggs): os Pokémon neste grupo são incapazes de produzir ovos. Este grupo inclui todos os Pokémon bebê, todos os lendários exceto Manaphy e Phione (embora o status de Phione como um lendário seja controverso), além de Nidorina, Nidoqueen e Unown. É o único grupo a ter Pokémon de todos os tipos. Exemplos: Zapdos, Cleffa, Heatran, Munchlax.
  • Gênero Desconhecido (Gender Unknown): este grupo só é listado em Pokémon Stadium 2, mas não existe na programação dos jogos. Inclui os Pokémon que não possuem sexo mas que ainda podem produzir ovos (embora apenas com um Ditto). Todos os Pokémon que pertenceriam a este grupo são classificados em algum dos grupos oficiais.
Cruzando
Uma vez que dois Pokémon compatíveis tenham sido escolhidos, basta deixá-los no Day Care e ir dar uma volta. A cada 256 passos que o personagem dê, o jogo decidirá se um ovo é produzido ou não. A chance disso acontecer depende da espécie dos Pokémon e de seu treinador original (Original Trainer ou OT), e pode ser checada conversando com o homem que fica do lado de fora do Day Care.


Introduzido na quinta geração, o item Oval Charm aumenta as chances de um ovo ser produzido.
Quando o homem do Day Care tiver encontrado um ovo, ele mudará de posição, passando a olhar para a estrada em vez de para o Day Care. Deste modo, o jogador saberá que há um ovo pronto. Aí basta falar com o homem para recebê-lo.
Caso o jogador não tenha um espaço livre no time, o homem guardará o ovo e voltará a oferecê-lo mais tarde. Caso o treinador recuse deliberadamente o ovo, ele não poderá mais recebê-lo.

Chocando o ovo
Agora que você tem um ovo, é preciso chocá-lo. Para isso, basta deixá-lo no seu time e andar. O tempo que um ovo leva para chocar é medido em ciclos de ovo, ou egg cycles.
Um egg cycle corresponde a 255 a 257 passos, dependendo da geração. Essa contagem é feita a partir do momento em que o jogador inicia um jogo novo.
A cada vez que um egg cycle é completado, o jogo reduz em 1 o contador de egg cycles restantes para os ovos que estejam no time; quando esse número chegar a zero, eles irão chocar. Ovos não chocam se forem depositados no PC, mas a quantidade de egg cycles restantes caso isso seja feito é mantida.
Existem maneiras de se acelerar esse processo:
  • Se o treinador tiver no time um Pokémon com as habilidades Flame Body ou Magma Armor, o contador de egg cycles restantes será reduzido em 2 em vez de 1, efetivamente cortando pela metade o tempo necessário para chocar um ovo. 
  • Usar um Hatching Power reduzirá a quantidade de passos necessários para completar um egg cycle.
  • Em OmegaRuby e AlphaSapphire, Secret Pals na base secreta do jogador podem utilizar a habilidade de "tomar conta de um ovo", que reduzirá pela metade o número de egg cycles normalmente necessários para aquele Pokémon.
A quantidade de egg cycles restantes para um ovo chocar é mostrada na tela de status do mesmo, de acordo com a tabela abaixo:


A quantidade inicial de egg cycles necessários varia conforme o Pokémon. Magikarp é o que demora menos tempo, requerendo apenas 5 egg cycles; enquanto outros, como Larvesta e Bagon, levam 40 egg cycles. Para uma lista completa, clique aqui.

O filhote
Quando o ovo chocar, nascerá um Pokémon no nível 1 (ou no nível 5, antes da quarta geração) do primeiro estágio evolutivo da família da fêmea que foi deixada no Day Care. Se, por exemplo, forem deixados um Venusaur fêmea e um Blastoise macho (ambos pertencem ao egg group Monstro), o resultado será um Bulbasaur. Se, ao contrário, for um Venusaur macho e um Blastoise fêmea, o resultado será um Squirtle.
No caso de cruzamento com Ditto, o resultado será um filhote do primeiro estágio evolutivo da família do outro Pokémon. Esta é a única maneira de obter filhotes de espécies formadas exclusivamente por machos, como Tauros, Sawk e Braviary.
Existem apenas três exceções a esta regra, nas quais o filhote não será necessariamente o primeiro estágio evolutivo da mãe.
  • Nidoran Macho e Nidoran Fêmea: embora sejam considerados espécies diferentes, ovos de Nidoran Macho podem resultar em Nidoran Fêmea, e vice-versa.
  • Illumise e Volbeat: da mesma forma que os Nidoran, estes Pokémon são de espécies diferentes, mas podem produzir ovos contendo um ou o outro filhote.
  • Manaphy: o único Pokémon lendário capaz de produzir ovos, Manaphy, ao cruzar com um Ditto, dará origem a Phione, um Pokémon que não evolui. Nem Manaphy nem Phione possuem outros estágios evolutivos, e a única maneira de legalmente fazer um Manaphy nascer de um ovo é obtendo um através de eventos especiais nos jogos da série Pokémon Ranger.
Pokémon bebês
Alguns Pokémon, se estiverem equipados com um determinado tipo de item ao serem deixados no Day Care, darão origem a filhotes diferentes. Trata-se dos incensos, sobre os quais já falamos aqui, e que quando usados fazem nascer Pokémon bebês.


Utilidade competitiva
Tudo isso é muito interessante, mas vamos agora falar sobre o que realmente importa: qual a utilidade do cruzamento de Pokémon para os jogadores competitivos?
Com o passar dos anos, os jogos foram incorporando novos recursos que permitem ao jogadores fazerem quase uma seleção genética em seus Pokémon. É possível, através desses recursos, ter Pokémon com IVs perfeitos, Natures selecionadas e ataques que eles normalmente não aprenderiam. Em outras palavras, Pokémon que terão muito mais chances de vencer uma batalha do que aqueles que são capturados na natureza.

Herdando IVs
Já falamos sobre IVs no post sobre stats, por isso vamos dar uma relembrada rápida: IVs (Individual Values, ou Valores Individuais) são números imutáveis e ocultos que, em conjunto com os EVs e Natures, determinam o quanto um Pokémon vai ser capaz de aumentar seus stats. Esse número varia entre 0 e 31, e quanto mais alto for, mais alto será o stat correspondente.
Pokémon filhotes herdam alguns IVs de seus pais; por isso, se os pais tiverem IVs altos, o filhote terá mais chance de também ter IVs altos. A maneira como eles são herdados varia dependendo do jogo:
  • Em Pokémon Ruby, Sapphire, FireRed e LeafGreen, 3 IVs do filhote são herdados dos pais. Os outros 3 são gerados aleatoriamente.
  • Em Emerald, Diamond e Pearl, o número de IVs herdados pode variar de 1 a 3.
  • A partir de Pokémon Platinum, novamente, o filhote herda 3 IVs aleatórios dos pais.
Começando em Pokémon HeartGold e SoulSilver, é possível ter certo controle sobre quais IVs o filhote herdará. Se um de seus pais for equipado com um item Power, o filhote herdará o IV do stat correspondente ao item, e mais 2 IVs aleatórios de stats diferentes. Por exemplo, se um dos pais estiver equipado com um Power Anklet (um item que dá 4 EVs em Velocidade após uma batalha), o filhote herdará o IV de Velocidade desse pai.
Caso ambos os pais estejam equipados com itens Power, o jogo escolherá aleatoriamente qual dos dois terá seu IV herdado pelo filhote.
A partir de Pokémon X e Y, o item Destiny Knot, equipado em um Pokémon, fará com que 5 IVs, de ambos os pais, sejam herdados pelo filhote em vez de apenas três. Isso pode ser combinado com os itens Power para garantir que um determinado IV seja passado para o filhote; entretanto, ele ainda herdará apenas 5 IVs totais de ambos os pais. Ao contrário da crença popular, equipar ambos os pais com Destiny Knots não fará com que todos os 6 IVs sejam herdados, nem existe maneira de garantir que um filhote nasça com 6 IVs perfeitos.

Herdando Natures
Se um dos Pokémon no Day Care estiver equipado com uma Everstone, ele poderá passar sua nature para o filhote. Assim como IVs, a mecânica da herança de natures funciona de formas diferentes conforme o jogo.
  • Em Pokémon Emerald (o primeiro jogo onde isso foi possível), apenas a fêmea ou um Ditto podem passar sua nature para o filhote. Equipar uma Everstone num Pokémon macho não funciona. Nesse jogo, o item faz com que o filhote tenha 50% de chance de nascer com a nature herdada.
  • Em Diamond, Pearl e Platinum funciona da mesma forma, exceto que esse método não terá efeito caso os Pokémon cruzados sejam de países diferentes (por exemplo, um americano e um japonês).
  • A partir de HeartGold e SoulSilver, qualquer Pokémon equipado com uma Everstone terá chance de passar sua nature para o filhote, não somente as fêmeas.
  • Em Black e White, este método funciona mesmo se os Pokémon forem de países diferentes.
  • A partir de Black 2 e White 2, o Pokémon equipado com a Everstone sempre passará sua nature para o filhote, em vez de ter apenas 50% de chance. Se ambos os pais estiverem equipados, a nature herdada será decidida aleatoriamente.
Herdando Habilidades
Em Pokémon Black e White, fêmeas com Hidden Ability têm 60% de chance de passá-la para o filhote, mas apenas se cruzarem com um Pokémon macho. Cruzar com um Ditto anula essa chance. Da mesma forma, Pokémon machos ou sem sexo não podem passar Hidden Abilities para os filhotes. Em Black 2 e White 2, essa chance passa a ser de 80%.
Na sexta geração, Pokémon machos e sem sexo que tenham sua Hidden Ability podem passá-la para o filhote, mas só se forem cruzados com um Ditto. Se um Pokémon macho (com HA) for cruzado com uma fêmea (sem HA), a HA não será passada para os filhotes.

Herdando Ataques
Em alguns casos, os filhotes podem herdar ataques dos pais. Existem, inclusive, alguns ataques que só podem ser aprendidos por certos Pokémon usando este método. São os chamados Egg Moves (embora, tecnicamente, este termo possa ser aplicado a qualquer ataque que o filhote já nasça sabendo). 

Ataques de nível
Se ambos os pais souberem um ataque que o filhote aprende por nível, ele nascerá já com esse ataque.
Por exemplo, Froakie normalmente aprende o ataque Hydro Pump no nível 48. Porém, se um Greninja fêmea (que saiba esse ataque) cruzar com outro Pokémon que também o saiba, o Froakie produzido já vai nascer com Hydro Pump.
Isso é um fato importante para quem joga na Little Cup, onde só se pode usar Pokémon no nível 5 (um nível no qual eles geralmente ainda não aprenderam nenhum ataque muito poderoso). 

Ataques de TM e HM
Se o macho de um casal de Pokémon souber algum ataque de TM ou HM que o filhote também possa aprender, ele já nascerá com esse ataque. Isso independe da fêmea conhecê-lo ou de se estar usando um Ditto. 
Por exemplo, Gliscor pode aprender o ataque X-Scissor por TM; se um Gliscor macho cruzar com uma Galvantula fêmea, nascerá um Joltik com X-Scissor, porque Joltik também aprende esse ataque por TM. Antes da quinta geração, essa era a única maneira de se "reutilizar" TMs, já que até então elas só podiam ser usadas uma vez.
Na sexta geração, esse método já não funciona, justamente porque as TMs podem ser usadas quantas vezes o jogador quiser. 

Egg moves
Egg moves, como já explicado, são ataques que um Pokémon só pode aprender por cruzamento. Antes de começar a cruzar seus Pokémon para conseguir IVs perfeitos, é sempre bom verificar se ele tem algum egg move que você pretende usar.
Um exemplo: Wish é um ataque bastante comum em Audino, um Pokémon geralmente usado como suporte para outros Pokémon. Mas Audino não aprende Wish por nível, nem é um ataque disponível como TM ou por Move Tutor. Entretanto, se um Audino fêmea cruzar com um Pokémon que saiba Wish (por exemplo, Slurpuff, que o aprende por nível), o filhote vai nascer com esse ataque.
Até a quinta geração, apenas o pai podia passar egg moves para o filhote; na sexta geração, tanto o pai quanto a mãe podem fazê-lo. Isso permitiu combinações de ataques antes impossíveis de se obter, como Tentacruel com Mirror Coat e Rapid Spin - nenhum Pokémon compatível com Tentacruel pode aprender ambos os ataques, e mesmo que se conseguisse uma fêmea com um ataque e um macho com o outro, apenas o do macho seria passado para o filhote. 
Pokémon sem sexo não podem passar nenhum tipo de ataque para seus filhotes. 

Chain breeding
Chain breeding, ou cruzamento em cadeia, é o processo de passar egg moves de um Pokémon para outro, através de intermediários.
Muitos Pokémon que aprendem determinados egg moves não possuem nenhum parceiro compatível que os aprenda por nível. Nesses casos, pode-se recorrer ao cruzamento em cadeia para passar esses egg moves através de intermediários que sejam compatíveis com ambos.
Um exemplo: Koffing aprende Toxic Spikes por cruzamento. Mas nenhum Pokémon no mesmo egg grupo de Koffing aprende esse ataque por nível. Entretanto, Yamask pode aprendê-lo se for cruzado com um Trubbish. Assim, para se ter um Koffing com Toxic Spikes, primeiro é preciso ter um Trubbish com esse ataque (ele o aprende no nível 7) e cruzá-lo com uma Yamask. O filhote, então (que já nascerá com o ataque) deverá ser cruzado com uma Koffing ou Weezing, o que resultará num Koffing com Toxic Spikes. Não é possível cruzar um Koffing diretamente com um Trubbish, pois eles pertencem a egg groups diferentes: Koffing é do grupo Amorphous, enquanto Trubbish é do grupo Mineral; porém, Yamask pertence a ambos os grupos, podendo servir assim como intermediário.
Este foi um exemplo simples se comparado a outros. Algumas cadeias de cruzamento são substancialmente longas, e várias dependem de Pokémon que só aprendem um ataque em determinada geração. Smeargle é uma grande ajuda na hora de se passar egg moves, especialmente por cadeia, já que com o ataque Sketch ele pode aprender praticamente quaisquer ataques e passar todos de uma vez para o filhote.
Também é bom citar que Pokémon bebês costumam possuir egg moves diferentes de suas formas evoluídas.

Volt Tackle
Volt Tackle é um ataque exclusivo da família do Pikachu, e só pode ser aprendido por cruzamento. Entretanto, diferentemente dos egg moves, este ataque é aprendido se um dos pais estiver equipado com o item Light Ball. Se isso ocorrer, o Pichu filhote nascerá sabendo Volt Tackle.

Outras utilidades
Herdando Pokéballs
A partir da sexta geração, o filhote vai nascer com o mesmo tipo de Pokéball da fêmea, exceto se ela estiver em uma Master Ball ou Cherish Ball. A Pokéball do macho não é herdada.

Filhotes shiny e o Método Masuda
Na terceira geração, um Pokémon nascido de um ovo tem a mesma chance de ser shiny que um encontrado na natureza. A partir da quarta geração, foi introduzido um método que permite aumentar essa chance: cruzar Pokémon de jogos de regiões diferentes (por exemplo, um japonês e um americano) faz com que o filhote tenha 5 vezes mais chance de nascer shiny. Esse método é conhecido como o método Masuda, em homenagem a Junichi Masuda, o principal compositor das músicas dos jogos.
Na quinta geração, as chances do filhote nascer shiny, usando o método Masuda, foram aumentadas de 5 para 6 em 8192. Se o jogador tiver o item Shiny Charm, introduzido nessa geração, a chance sobe para 8 em 8192 (com o método Masuda).
Na sexta geração, com o aumento da chance geral de um Pokémon ser shiny, o método Masuda combinado com a Shiny Charm faz com que os filhotes tenham 1 chance em 512 de serem shinies.

Conclusão
Cruzamento de Pokémon, principalmente para uso competitivo, pode parecer algo complicado, e de fato é. Mas é essencial para qualquer um que queira ter sucesso em suas batalhas.
Existem alguns macetes que podem ser usados para se facilitar a vida dos jogadores. Não falaremos sobre eles no próximo post, mas no seguinte; no próximo, falaremos um pouco sobre termos e expressões bastante utilizados no cenário competitivo. Isso vai preparar o terreno para quando começarmos a colocar em prática tudo o que temos aprendido aqui. Portanto, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário