sexta-feira, 29 de maio de 2015

Pokémon no videogame, Aula 8: Problemas de status, parte 3

E finalmente chegamos à terceira e última parte dos artigos sobre problemas de status. Hoje vamos falar sobre os chamados status de batalha.
Similares aos status voláteis (vistos no último post), os status de batalha podem ser removidos retirando o Pokémon de campo. Além disso, também é possível a um Pokémon ser afetado por mais de um status de batalha ao mesmo tempo. A principal diferença entre estas duas categorias de status é que os status de batalha são causados pelo próprio Pokémon, em vez de seu oponente; e a maioria deles possui efeitos benéficos ao Pokémon afetado. Por causa disso, não vamos falar de "prevenção e cura".

Anel de Água (Aqua Ring)
Um Pokémon afetado por este status sofre o seguinte efeito:
  • Ao final de cada turno, ele recupera 1/16 de sua HP máxima. Esse efeito pode ser transferido via Baton Pass.
Causas
Este status é causado quando o Pokémon usa o ataque Aqua Ring.


Preparando-se (Bracing)
Um Pokémon afetado por este status sofre o seguinte efeito:
  • Durante uma rodada, qualquer ataque que o teria feito desmaiar irá, em vez disso, deixá-lo com 1 HP. É um efeito similar ao dos itens Focus Sash e Focus Band, e da habilidade Sturdy. Como o efeito dura uma rodada inteira, o Pokémon pode sobreviver a ataques de múltiplos oponentes, bem como ataques que acertam repetidamente.
Causas
Este status é causado quando o Pokémon usa o ataque Endure. Note-se que usar este ataque repetidamente, ou usá-lo alternadamente com Protect, Detect, Quick Guard, Wide Guard, Spiky Shield e/ou King's Shield diminui em 50% a chance de ele ter sucesso. 


Centro das Atenções (Center of Attention)
Um Pokémon que é o centro das atenções sofre o seguinte efeito:
  • Em batalhas duplas ou triplas, todos os ataques dos oponentes serão direcionados a este Pokémon. No caso de batalhas triplas, ele apenas redireciona os ataques dos oponentes adjacentes, a menos que outro use um ataque capaz de atingir oponentes não-adjacentes. Não possui efeito contra ataques que atinjam múltiplos Pokémon de uma vez.
Causas
Um Pokémon se torna o centro das atenções ao usar os ataques Follow Me ou Rage Powder. Note-se que este último é ineficaz contra oponentes do tipo Grama (na sexta geração) ou equipados com o item Safety Goggles.


Rolo de Defesa (Defense Curl)
Um Pokémon que esteja com este status sofre o seguinte efeito:
  • Os ataques Rollout e Ice Ball, usados por este Pokémon, terão seu poder dobrado. Este efeito não é transferido por Baton Pass.
Causas
Este status é causado quando o Pokémon usa o ataque Defense Curl. Além deste status, esse ataque também aumenta em 1 estágio a Defesa do usuário.


Enraizamento (Rooting)
Um Pokémon afetado por este status sofre os seguintes efeitos:
  • Ao final de cada turno, ele recuperará 1/16 de sua HP máxima. Se estiver equipado com o item Big Root, esse valor é aumentado em 30%.
  • Ele não pode ser retirado de campo (exceto se usar Baton Pass, Volt Switch ou U-Turn), nem forçado a sair.
  • Ele não é afetado por Magnet Rise ou Telekinesis.
  • Se for um tipo Voador, ou tiver a habilidade Levitate, ele se tornaná vulnerável a ataques tipo Terra, bem como Spikes e Toxic Spikes.
  • Todos esses efeitos são transferidos por Baton Pass.
Causas
Enraizamento é causado quando o Pokémon utiliza o ataque Ingrain.


Casaco Mágico (Magic Coat)
Um Pokémon afetado por este status sofre os seguintes efeitos:
  • Durante um turno, ele refletirá ataques de status direcionados a ele ou a seu lado do campo de volta ao Pokémon atacante. É o mesmo efeito da habilidade Magic Bounce, mas dura apenas uma rodada.
Causas
Este status é causado pelo ataque Magic Coat (não confundir com  Mirror Coat).


Levitação Magnética (Magnetic Levitation)
Um Pokémon afetado por este status sofre os seguintes efeitos:
  • Durante cinco turnos, ele se torna imune a ataques tipo Terra, bem como Spikes, Toxic Spikes e a habilidade Arena Trap. Esses efeitos podem ser transferidos via Baton Pass.
Causas
Levitação Magnética é causada pelo ataque Magnet Rise. Todos os seus efeitos são negados pelo uso dos ataques Gravity, Ingrain ou do item Iron Ball. Também são negados se o usuário for atingido pelo ataque Smak Down. 


Minimização (Minimize)
Um Pokémon com este status sofre os seguintes efeitos:
  • Ele receberá o dobro do dano normal ao ser atingido pelos ataques Stomp, Steamroller, Body Slam, Dragon Rush, Phantom Force ou Flying Press. Além disso, esses ataques nunca erram se forem usados contra um oponente minimizado.
Causas
Minimização é causada pelo ataque Minimize. Além deste status, esse ataque aumenta em dois estágios a Evasão do Pokémon.


Proteção (Protection)
Um Pokémon com este status sofre o seguinte efeito:
  • Durante um turno, ele se torna invulnerável a qualquer tipo de ataque, exceto os listados abaixo. 
  • Se for atingido pelos ataques Feint, Phantom Force ou Shadow Force, o efeito da proteção será anulado pelo resto do turno.
Causas
Proteção é causada pelos ataques Protect e Detect. Outros ataques similares a eles são Spiky Shield, King's Shield, Wide Guard, Quick Guard e Mat Block; cada um desses possui efeitos e condições de uso diferentes.
Esta é uma lista dos ataques que não podem ser bloqueados por Protect ou Detect:


Além desses, a proteção também não evita ataques que não sejam mirados especificamente no Pokémon. Por exemplo, ataques que causem uma alteração no campo, como Toxic Spikes e Sunny Day, ou ataques cujo efeito seja no próprio usuário, como Swords Dance ou Recover.



Recarga (Recharging)
Um Pokémon afetado por este status sofrerá o seguinte efeito:
  • Durante um turno, ele não poderá atacar nem ser retirado de campo.
Causas
Um Pokémon é forçado a "recarregar-se" durante um turno após usar os ataques Hyper Beam, Frenzy Plant, Blast Burn, Hydro Cannon, Giga Impact, Rock Wrecker ou Roar of Time. Se o ataque falhar, por qualquer motivo, o turno de recarga não acontecerá.


Carregamento (Charging)
Um Pokémon afetado por este status sofre o seguinte efeito:
  • Durante uma rodada, ele não pode atacar, nem ser retirado de campo (exceto se for atingido por um ataque que o force para fora).
Causas
Embora seja tratado como um status, o carregamento é apenas um efeito do uso de certos ataques, chamados ataques de dois turnos. O Pokémon "carrega" o ataque no primeiro turno e o executa no segundo. Este efeito é causado pelos seguintes ataques:


Em todos estes casos, o turno de carga pode ser pulado equipando-se o Pokémon com o item Power Herb. Além disso, no caso de Solar Beam, também é possível pular esse turno se a batalha estiver sendo durante o clima ensolarado.



Semi-invulnerabilidade (Semi-invulnerable)
Pokémon afetados por este status sofrem o seguinte efeito:
  • Durante um turno, ele se torna imune à maioria dos ataques, com algumas exceções (detalhes a seguir).
Causas
Assim como o carregamento, a semi-invulnerabilidade não é exatamente um status, mas um efeito do uso de certos ataques. Especificamente: Fly, Bounce, Dive, Dig, Sky Drop, Phantom Force e Shadow Force. Estes ataques fazem com que o Pokémon temporariamente "saia" de campo enquanto se prepara para atacar, tornando-o, portanto, invulnerável a ataques. As exceções são as seguintes:
  • No caso de Fly, Bounce e Sky Drop, o Pokémon ainda pode ser atingido pelos ataques Gust, Smack Down, Sky Uppercut, Thunder, Twister e Hurricane. Isso inclui o Pokémon que é o alvo de Sky Drop. Além disso, se algum Pokémon em campo usar o ataque Gravity, o efeito cancelará Fly, Bounce e Sky Drop.
  • No caso de Dive, o Pokémon ainda pode ser atingido pelos ataques Surf e Whirlpool. Esses ataques também causarão o dobro do dano normal.
  • No caso de Dig, o Pokémon ainda pode ser atingido pelos ataques Earthquake, Magnitude e Fissure (a menos que ele seja ou esteja invulnerável a ataques tipo Terra). Da mesma forma, eles também causarão o dobro do dano normal.
  • No caso de Shadow Force e Phantom Force, o Pokémon é totalmente invulnerável a qualquer ataque.
Pokémon com a habilidade No Guard podem atingir oponentes que estejam semi-invulneráveis. Também podem ser atingidos caso eles mesmos estejam.
Se o Pokémon usar os ataques Lock-On ou Mind Reader, ele poderá acertar um oponente semi-invulnerável.
Qualquer que seja o ataque usado, o turno semi-invulnerável pode ser pulado se o Pokémon estiver equipado com o item Power Herb.


Substituto (Substitute)
Um Pokémon com este status sofre as seguintes consequências:
  • Ele não perderá HP quando for atingido e será invulnerável à maioria dos ataques de status. Este efeito é transferível via Baton Pass.
Causas
Ao usar o ataque Substitute, o Pokémon sacrifica 1/4 de sua HP máxima a fim de criar um substituto, que servirá como "escudo" contra danos de ataques direto e contra ataques de status. Esse substituto pode ser quebrado se ele receber mais dano do que a quantidade de HP usada para criá-lo.
Por exemplo: suponha que um Pokémon tenha 400 HP. Ao usar Substitute, ele perderá 100 desses 400 e os "dará" ao substituto. Quando esse substituto tiver perdido esses 100 HP, ele se quebrará.
O substituto só bloqueia dano de ataques diretos. Dano de clima, como tempestade de areia, e de problemas de status, como envenenamento, não são bloqueados. Além disso, se o substituto for quebrado por um ataque de acertos múltiplos, como Bullet Seed, o ataque poderá continuar, atingindo diretamente o Pokémon.
Ataques de som (a partir da sexta geração), como Bug Buzz e Uproar, e Pokémon com a habilidade Infiltrator ignoram o substituto e atingem diretamente o Pokémon atrás dele. Os seguintes ataques também não são bloqueados por substituto:


Da mesma forma que a proteção, o substituto não bloqueia ataques indiretos.



Fazendo Mira (Taking Aim)
Um Pokémon fazendo mira sofre apenas o seguinte efeito:
  • O próximo ataque direto (isto é, não de status) que ele usar atingirá o oponente independente de evasão, precisão e mesmo semi-invulnerabilidade. Isso não permite anular ataques de proteção. Caso o oponente saia de campo, o efeito é anulado. Pode ser transferido via Baton Pass.
Causas
Este status é causado quando o Pokémon usa os já mencionados ataques Lock-On ou Mind Reader.


Conclusão
Enfim, chegamos ao final dos artigos sobre problemas de status. Deu um bom trabalho, mas acho que não ficou nenhum de fora.
Problemas de status - sejam eles voláteis ou não - não são essenciais para se vencer nenhuma batalha, embora existam algumas estratégias que dependem deles. Porém, de uma forma ou de outra, são coisas que podem acontecer. E o treinador deve estar preparado para quando acontecerem.
No próximo post, vamos falar sobre um assunto menos complicado, mas nem por isso menos divertido: evolução! Até lá!